CONSULTORIA ORGANIZACIONAL

Uma consultoria organizacional é um procedimento técnico e humanista que ocorre entre um Consultor, que pode ser externo ou interno, e uma Empresa, onde o Consultor auxilia os colaboradores da Empresa a otimizarem seus processos de trabalho.

Muitas das técnicas de otimização de processos utilizadas pela TARGET em seus serviços de Consultoria Organizacional se baseiam em métodos e ferramentas internacionalmente consagrados pelo Project Management Institute em suas diversas áreas de conhecimento: Escopo, Custos, Prazos, Compras, Qualidade, Recursos Humanos, Riscos, Integração.

Todos os Departamentos de uma empresa Construtora devem ser abordados num processo de Consultoria. É extremamente importante esta questão, pois uma empresa atuante no segmento da Construção precisa integrar de forma muito assertiva e sinérgica todos os processos internos, sendo as saídas (entregáveis) de um Departamento ou Setor as entradas (inputs) informacionais de outro.

Uma Consultoria Organizacional externa apresenta algumas vantagens para a empresa construtora, uma vez que o consultor:

– Traz para a empresa uma valiosa visão externa, resultado de uma coletânea de atividades realizadas pelo Consultor junto a uma diversidade de clientes de vários segmentos e portes.

– Mantém-se neutro, por não fazer parte da estrutura da empresa.

– Traz a experiência na solução de problemas semelhantes.

– Concentra sua atenção exclusivamente nas necessidades do cliente por não estar envolvido com as tarefas diárias dentro da empresa.

– Funciona como catalisador, gerando o impulso para as mudanças.

– Auxilia na identificação de capacidades e competências individuais e perfis comportamentais assertivos que podem vir a gerar muito valor para a empresa.

Serviços prestados pela TARGET:

  • Delineamento de Processos
  • Otimização e Formalização de Rotinas Operacionais e Gerenciais
  • Elaboração de Fluxogramas de Processos
  • Definição de Cargos, Funções e Responsabilidades
  • Projetos para Redução Global de Custos Operacionais
  • Otimização de Ativos Financeiros e Recursos Humanos
  • Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais Estratégicas

CONSULTORIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DO BIM

O BIM pode ser implantado em Construtoras que desejam otimizar e modernizar seus processos internos. As vantagens envolvem todo o ciclo de vida do edifício, desde os estudos de viabilidade até a demolição. Ao mesmo tempo em que a simulação 3D possibilita a construção virtual do projeto passo a passo e na sua integralidade, com informações mais confiáveis e consistentes, viabiliza a economia de tempo e dinheiro.

No âmbito comercial, a empresa Construtora poderá obter uma grande vantagem competitiva em seus esforços de venda, oferendo aos seus clientes uma experiência digital bastante realista e sedutora, levando-os a um passeio virtual por todo o empreendimento de forma digital.

Esses recursos e processos podem ser resumidos da seguinte forma:

– Detecção de interferências

Um dos problemas comuns no processo de compatibilização de diferentes disciplinas de um projeto de construção são as inconsistências geométricas. Esse problema acontece quando há uma sobreposição entre os elementos de diferentes disciplinas. Usando o BIM, é possível reunir os desenhos e detectar os confrontos. Modificar e/ou adequar os aspectos estéticos é outra possibilidade dessa verificação visual digital de alta definição.

– Construtibilidade

Usando o BIM, seria possível que os colegas de equipe de um projeto revisassem e lidassem com questões de construtibilidade e (se necessário) registrassem estas questões em seus processos de RFI e RFP, em especial para aqueles projetos a serem contratados no sistema Turn Key com fornecimento de projetos complementares (EDC – Especification, Design and Construction). Além disso, informações visuais podem ser obtidas por meio da análise dos vários pontos de vista digitais da edificação, proporcionando ao Planejador e/ou Construtor, uma ferramenta de antecipação e análise bastante precisas acerca dos processos construtivos a serem conduzidos para que o empreendimento a ser construído.

Esta análise visual digital permite uma investigação mais aprofundada de todo o ciclo de vida da construção, servindo para encontrar soluções e, assim, atenuar os riscos, uma vez que se pode construir todo o empreendimento no universo digital antes de sequer se mover um grão de terra do terreno.

– Análise de Desempenho

Ajudar os gerentes de projeto, projetistas e engenheiros a fazer análises mais apuradas, possibilitando melhor embasamento para as tomadas de decisão, é outro aspecto do BIM. Ao se integrar os modelos de informação do edifício a ferramentas apropriadas de análise dinâmica, seria possível analisar, por exemplo, o comportamento de determinado elemento estrutural quando se aplicam cargas nos pavimentos do projeto arquitetônico, ou, ainda se analisar o consumo de energia de um projeto de construção e encontrar melhores soluções, como a alteração de materiais e da orientação espacial, etc.

– Estimativa de custo e tempo (4D & 5D)

A estimativa de tempo e custo são outras características do BIM que permitem aos gerentes da empresa Construtora visualizar o projeto de construção em qualquer ponto no tempo e ter uma compreensão clara das fases do projeto.

As estimativas de tempo e custo, que geralmente são chamadas de 4D e 5D, podem ser utilizadas adequadamente nos primeiros estágios de um projeto e facilitar o processo de tomada de decisão com custo e tempo mínimos necessários. Além disso, o BIM tem a capacidade de simular as várias alternativas para um projeto de construção e, portanto, ajuda os gerentes de projetos e executivos a prever com segurança as consequências de suas decisões.

– Integração

A equipe do projeto pode lidar e interagir com um modelo unificado uma vez que este é composto a partir de um amálgama de modelos de várias disciplinas. Com essa capacidade e a possibilidades de integração dos cronogramas das diferentes fases construtivas de um projeto de construção, em suas várias disciplinas, o BIM se torna uma ferramenta sem similar para se coordenar as atividades construtivas no ambiente digital. Gera-se, portanto, um conjunto de informações interligadas que podem ser gerenciadas com muito mais assertividade e precisão, sempre de forma visual.

– Cálculo de Quantidades de Serviços e de Materiais

O processo de cálculo de quantidades de serviços, ainda realizado de forma manual por diversas empresas, se torna automatizado dentro do ambiente BIM. Uma vez que existe a possibilidade de se inserir dados de produtividade, de custo de produção e até mesmo as composições de custo completas dentro do sistema, atrelando estas informações aos objetos componentes do projeto, basta um simples comando para se obter os dados de consumo e quantitativos de todo o empreendimento. Lembrando que, ao se fazer alterações no projeto, seja em qual disciplina for, todo o conjunto de informações acerca de custos e quantitativos é automaticamente atualizado.

Estas informações são muito úteis para se analisar os custos de implantação, até mesmo na fase inicial do projeto. Servem de base, ainda, para o planejamento dos processos de compra.

– Modelos Baseados em Objetos

Como os modelos BIM geralmente são compostos de objetos completos – e não de geometrias, como linha, superfície, etc. – o modelo inteiro pode ser dividido em um número específico de objetos menores. Essa divisão possibilita se ter um escopo definido e claro de produção. A distinção entre os elementos resultará em um melhor projeto de gerenciamento, em melhores estimativas e em melhor qualidade da construção.

– Colaboração e Team Building

A colaboração e a formação de equipes é outro fator importante para o sucesso do BIM em projetos de construção. Todos os esforços feitos por várias especialidades em um projeto são unificados e aplicados a um modelo. Isso resulta em correspondência direta entre todos os membros e formação de equipe de uma equipe coesa que compartilha as informações completas e em tempo real. Todas as disciplinas trabalham em um modelo unificado como uma equipe e atuam em uma colaboração efetiva durante um projeto usando o conceito BIM.

– Comunicação

A natureza de um modelo unificado para inserir, modificar e analisar os dados em modelos BIM em tempo real melhorará a comunicação e a colaboração entre todas as partes envolvidas no projeto de construção, incluindo gerentes de projetos, arquitetos, engenheiros e contratados empreiteiros. Estes modelos únicos de construção facilitam a comunicação ao longo do projeto e diminuem as disputas entre diferentes partes.