O BIM é mais que uma nova ferramenta digital para o setor de construção. O BIM representa um novo ambiente colaborativo, totalmente digital, dentro do qual a equipe do projeto pode trabalhar (Dietrick, 2007).

O fluxo de trabalho neste contexto se inicia com os arquitetos e engenheiros, juntos ao proprietário e investidores, ainda na fase de concepção. Em fases posteriores envolve toda a equipe do projeto, incluindo a equipe contratada para a construção, a gerenciadora global do projeto e o usuário final do edifício. Com as ferramentas BIM disponíveis na atualidade, a indústria da construção civil está começando a fazer algumas mudanças fundamentais, não apenas na forma como os projetos de construção são “desenhados”, mas também na forma como são analisados, estimados/orçados, programados e gerenciados.

Provavelmente você já possui alguma noção a respeito das dimensões funcionais do BIM, desenvolvidas a partir da necessidade de se adicionar atividades de gerenciamento de tempo, custos e operação/manutenção do ambiente construído. Mas o que isso realmente significa para o seu negócio?

Com o BIM 3D pode-se sobrepor digitalmente vários projetos: arquitetura, estruturas, instalações, mobiliário, etc., o que proporciona a equipe de projetos uma poderosa ferramenta para análise de interferências e compatibilização de disciplinas. Além disto, para cada objeto componente do projeto, são atribuídas uma série de informações elementares inerentes aquele objeto em questão: custo, prazo de execução ou instalação, fabricante, desempenho esperado, material de fabricação, relação com outros objetos, etc.

Com base nas informações contidas no modelo BIM 3D, nos movemos para a próxima dimensão: o Tempo, também chamada de 4D ou Quarta Dimensão. O 4D é onde as visualizações de Planejamento e Programação de construção acontecem. Agora estamos muito mais focados na logística, na utilização do espaço e nas fases de construção do empreendimento. Nesse estágio é crucial que os objetos contenham instruções passo a passo, conectores/nós com outros objetos e fases do processo construtivo, ou seja: estejam interligados por um Sistema de Precedências. Esta informação adicional auxilia o Gerente de Projeto a visualizar, no ambiente digital, como o edifício será realmente construído no mundo real, passo a passo. Ou seja, faz-se a construção virtual do edifício e as diversas simulações necessárias para se determinar a melhor estratégia de gestão de tempo e cronograma para aquele projeto em questão, sempre com foco na redução de prazos e custos.

Os objetos BIM estão, neste estágio, definidos para um mínimo de LOD 300-400 e eles contêm lógica de produto, parametrics, requisitos funcionais e de desempenho. Quanto mais detalhados forem os objetos BIM neste estágio, mais você poderá fazer com a 4ª dimensão. Se os objetos BIM representam a modelagem de construção real, o 4D pode programar e animar o sequenciamento da produção de forma gráfica, bastante atraente sob o ponto de vista visual e bastante precisa sob o ponto de vista técnico-executivo. Além disso, dentro do 4D BIM, obras e equipamentos temporários, como guindastes, cercas e andaimes, serão adicionados ao ambiente virtual à medida em que forem necessários.

Em seguida, temos o BIM 5D, dimensão do Custo. Na Quinta Dimensão o modelo BIM determina os quantitativos do projeto de forma automatizada. Assim sendo, o modelo BIM, quando pronto e integralizado em suas diversas disciplinas, já fornece, de forma automática, as listas de materiais de todo o empreendimento. Além desta “automação inteligente” do processo de orçamento na fase pré-obra, a empresa gerenciadora e o proprietário podem, ao longo do tempo, apurar diversas informações de custos incorridos à medida que o empreendimento avança em sua execução, como:

– Variação de Custos em qualquer ponto no tempo (projetado x executado).

– Índice de Desempenho de Custo

– Estimativa para Concluir

– Estimativa na Conclusão.

Tudo isto dentro de um ambiente gráfico extremamente atrativo, funcional e realista, onde a obra vai sendo construída no ambiente virtual e as estimativas sendo geradas de forma automática.

UTILIZE O FORMULÁRIO PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO.

    SEU NOME:
    SUA EMPRESA:

    SEU TELEFONE OU WHATSAPP:

    ANEXAR DOCUMENTOS:

    SUA MENSAGEM: